Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

Desfile Cosplay CCXP 2016

Desfile Cosplay XP 2016

Todos os itens abaixo valem como regra para o concurso Desfile Cosplay XP 2016. Concurso na modalidade de desfile do Comic Con Experience 2016.

 

1.0 – Regras Gerais

 

    1.1. O Desfile Cosplay XP 2016 é um desfile individual de cosplay onde serão avaliados a roupa, acessórios e a presença de palco do(s) participante(s). Este evento é organizado pela JAPORAMA e a organização do Comic Con Experience.
    1.2. O foco da modalidade é incentivar o hobby de cosplay e apresentar novos talentos.
    1.3. O Desfile Cosplay XP 2016 será realizado em todos os dias, 01, 02, 03 e 04 de dezembro de 2016, do evento Comic Con Experience 2016, em horários previamente definidos.
    1.4. Nessa categoria o(s) cosplay(ers) não precisa(m) se preocupar com a realização de uma performance elaborada. Basta vestir o seu melhor cosplay e subir no palco, fazendo poses características do seu personagem.
    1.5. O cosplay (fantasia), obrigatoriamente, deverá ser baseado em personagens de histórias em quadrinhos, desenhos animados, games, séries e filmes de qualquer etnia.
    1.5.1. O(s) cosplay(ers) poderá(ão) participar de todas as baterias de desfile, porém, sugerimos apresentar com cosplay diferentes a cada participação.
    1.5.2. Aqueles que forem premiados não poderão participar das baterias seguintes como competidor, apenas como exibição.
    1.5.3. Cada bateria do Desfile Cosplay XP 2016 contará com 60 (sessenta) vagas. Porém, a organização poderá aumentar o número se achar necessário.
    1.5.4. As inscrições se encerrarão 01 (huma) hora antes do início de cada bateria Desfile Cosplay XP 2016, mesmo que ainda existam vagas disponíveis.
    1.6. Os participantes que infringirem as regras do Desfile Cosplay XP 2016 serão penalizados com desconto de pontos a partir de 0,5 ponto, porém infrações graves continuarão sujeitas à desclassificação.
    1.7. Com o objetivo de integrar os cosplayers, o participante que não colaborar com o bom andamento do Desfile Cosplay XP 2016, ficará suspenso do concurso no ano seguinte ao de sua participação tumultuada. Neste caso, sua inscrição não será aceita durante o período de banimento.
    1.8. Entende-se por não colaboração com o bom andamento do Desfile Cosplay XP 2016 o fato de atrasar e/ou não cumprir o cronograma, brigar (agredir verbal ou fisicamente) com os colaboradores ou demais cosplayers, dentre outros.
    1.9. Fica vedada a participação de parentes e/ou de pessoas envolvidas com a organização do Desfile Cosplay XP 2016, sob pena de desclassificação. A organização do Desfile Cosplay XP 2016 poderá solicitar documentos dos participantes para se certificar de que não há o parentesco. No entanto, caso passe despercebido por algum motivo e em qualquer momento ficar provado o parentesco, o participante será desclassificado.
    1.10. Como caráter publicitário e jornalístico, as imagens dos participantes do Desfile Cosplay XP 2016, podem ser utilizadas, sem ônus, em diversas formas de mídia pela “JAPORAMA” e a “COMIC CON EXPERIENCE”, cuja cessão de direitos de imagem são, desde já, cedidos pelo participante.
    1.11. A “JAPORAMA” e o “COMIC CON EXPERIENCE” têm os direitos de uso de todas as imagens, sons e textos relacionados ao Desfile Cosplay XP 2016, não restringindo outras formas de propaganda como anúncios em jornais, revistas e outras formas de mídia. Esta regra vale para antes, durante e após a realização do concurso, e inclui qualquer outra promoção do evento em mídias parceiras: sites, revistas, jornais, programas de TV entre outros. Da mesma forma o participante desde já cede seus direitos supra mencionados à “JAPORAMA” e o “COMIC CON EXPERIENCE”. Esta é uma condição para participar do presente evento.
    1.12. Após o término de cada edição do Desfile Cosplay XP 2016, essas imagens, vídeo(s) ou fotografia(s) dos participantes pertencerão à “JAPORAMA” e a  “COMIC CON EXPERIENCE”,  podendo ser usadas em programas e outros formatos de transmissão como material publicitário, além de quaisquer outras produções secundárias como DVDs e conteúdo de páginas na web, sem acarretar em compensações financeiras aos participantes.
    1.13. Não existindo a continuação do evento no ano seguinte, a organização do Desfile Cosplay XP 2016 não terá de ressarcir os participantes de nenhuma forma.
    1.14. Se algum participante estiver portando, comprando ou vendendo qualquer produto que possa causar danos corporais a terceiros, haverá intervenção da “COMIC CON EXPERIENCE”. Armas falsas (imitando armas brancas ou de fogo, fantásticas ou realistas) serão permitidas apenas se criadas a partir de materiais leves, como papelão, espuma, plástico fino ou madeira balsa. Não pode haver pontas ou lados afiados, tampouco projéteis. As armas não podem funcionar, nem ser confundidas com armas verdadeiras e serão revistadas na entrada do evento, onde receberão um selo de aprovação, que deverá ser apresentado a qualquer segurança do evento, caso ele entenda por bem vistoriar o item. Peças consideradas inapropriadas na recepção e revista inicial, não serão manuseadas ou guardadas pela organização. A organização da “COMIC CON EXPERIENCE” é soberana na decisão de remover da feira qualquer item que acredite afetar a segurança pública, ou a integridade do evento.
    1.15. Todas as pessoas que passarem pela recepção de cosplayers receberão uma identificação e terão o direito de uso temporário do camarim exclusivo. Além de áreas para troca de roupa masculina e feminina, haverá uma chapelaria gratuita, também de uso exclusivo, limitada aos 80 (oitenta) primeiros que solicitarem seu uso no local. Cosplayers adicionais poderão utilizar a chapelaria paga do evento.
    1.15.1. A chapelaria é para guardar as bolsas e intens exclusivamente dos cosplayers.
    1.15.1. Ao solicitar a retirada do volume da chapelaria, o visitante deixa sua vaga disponível para outro cosplayer.
    1.16. Como o concurso será realizado em todos os dias de evento, sugere-se aos cosplayers que usem sempre uma nova roupa para aumentar suas chances de premiação.

 

2.0 – Regras de apresentação

    2.1. As apresentações do Desfile Cosplay XP 2016, deverão ter, no máximo, 30 (trinta) segundos.
    2.2. Nos 30 segundos os participantes poderão fazer o movimento que melhor apresentar o seu cosplay e as características mais marcantes do personagem escolhido, procurando mostrá-lo em diferentes ângulos (frente, lado e costas), para melhor avaliação dos juízes.
    2.3. Entende-se por início da performance o momento em que o cosplay entrar no palco.
    2.4. Entende-se por fim da performance quando o cosplay sair do palco.
    2.5. A “JAPORAMA” e a “Comic Con Experience” não se responsabilizarão por eventuais acidentes que ocorram durante o Desfile Cosplay XP 2016.
    2.6. A “JAPORAMA” e a “Comic Con Experience” se reservam ao direito de, em qualquer momento, analisar e verificar a apresentação de cada participante finalista. Caso considerem que algo dentro da apresentação possa descumprir qualquer uma das regras citadas, ou das regras gerais do evento: como atentado ao pudor, oferecer riscos aos participantes, à comissão organizadora, aos prestadores de serviço, jurados, convidados, público pagante do evento e demais pessoas que estiverem no local da apresentação, o participante será desclassificado, não podendo a referida decisão ser contestada.

 

3.0 – Critério de Avaliação

    3.1. A banca de jurados do Desfile Cosplay XP 2016 contará com, no mínimo, 04 (quatro) pessoas.  E os participantes serão avaliados em 03 (três) quesitos:
    3.1.1. Cosplay: o acabamento e se a fantasia é manufaturada e/ou customizada, similaridade em relação aos trajes do personagem apresentado nas referências*, riqueza de acessórios e detalhes. Será permitido o uso de cosplays de versões alternativas ou originais, ou seja, com características diferentes das versões originais do personagem, desde que este permaneça reconhecível. * As quatro cópias impressas das referencias devem ser condizentes com as versão do cosplay apresentado.
    3.1.2. Presença de Palco: a desenvoltura do participante no palco e se sua linguagem corporal corresponde ao personagem.
    3.1.3. Inventividade: O conjunto da obra, harmonia, originalidade e criatividade.
    3.2. As notas para os item “Cosplay” terá intervalos de pontos fracionados numa escala de 0 a 15 pontos. O quesito “Presença de Palco” terá intervalo fracionados de 0 a 10 pontos. Já o quesito “Inventividade” terá intervalo fracionados de 0  a 5 pontos.
    3.3.  A nota final de cada participante será a soma de todos esses quesitos avaliados pela banca de jurados.
    3.4. Os cosplayers que tiverem a maior nota poderão ser contemplados se atenderem os requisitos dos seguintes prêmios.
    3.4.1. Cosplayer Vencedor [WINNER”] – o cosplayer que tiver a maior nota na soma dos três quesitos: cosplay, presença de palco e inventividade.
    3.4.2. Melhor Roupa [+ COSTUME”] – o cosplayer que reunir a maior nota com soma dos dois quesitos: cosplay + inventividade, exceto o participante eleito como o “WINNER
    3.4.3. Melhor Show [+ SHOW”] – o participante que tiver a maior nota com a soma dos dois quesitos: presença de palco + inventividade, exceto os participantes contemplados como “+ COSTUME” e o  “WINNER”;

 

4.0 – Critério de desempate

    4.1. Em caso de empate na soma total dos pontos (Cosplay e Presença de Palco), serão utilizados os seguintes critérios de desempate:
    4.2. Para o prêmio “Winner”, será considerada a soma dos três quesitos + (Cosplay + Presença de palco).
    4.3. Para o prêmio “+ Costume”, será considerado a soma dos três quesitos + o total de pontos em Cosplay
    4.4. Para o prêmio “+ Show”, será considerado a soma dos três quesitos + o total de pontos em Presença de Palco;
    4.5. Ainda persistindo o empate, os jurados e a comissão organizadora do evento Desfile Cosplay XP 2016 decidirá quem será o participante contemplado. O mesmo acontece para as demais colocações que estiverem empatadas.

 

5.0 – Como participar?

    5.1. O concurso Desfile Cosplay XP 2016 aceitará inscrições de indivíduos de nacionalidade brasileira e/ou naturalizados brasileiros, de qualquer Estado do Brasil, com idade igual ou superior a 10 (dez) anos. O participante que tiver entre 10 anos e 15 anos, 11 meses e 29 dias deverá, obrigatoriamente estar acompanhado e autorizado de um adulto responsável. O participante que tiver entre 16 anos e 17 anos, 11 meses e 29 dias deverá, obrigatoriamente, estar autorizado por um adulto responsável.
    5.2. Ler atentamente as regras do concurso.
    5.3. Para participar do Desfile Cosplay XP 2016 os interessados deverão fazer a inscrição no dia de sua participação. Basta se dirigir ao estande da “Editora JBC”.
    5.4. Buscando a melhor avaliação da roupa do cosplay, o participante deverá trazer 04 (QUATRO) cópias IMPRESSAS de referências (imagens) do personagem em que se inspirou.
    5.5. Os participantes deverão estar com ingressos do Comic Con Experience 2016 para o dia de  sua participação no Desfile Cosplay XP 2016.
    5.6. Só serão aceitas inscrições com todas as informações preenchidas corretamente e legíveis. A inscrições com dados incorretos serão canceladas.
    5.7. A inscrição só será legitimada com a assinatura e a entrega do material de referência para os 4 jurados (quatro cópias impressas).
    5.8. Os participantes que desistirem da seletiva depois de feita a inscrição serão desclassificados e não participarão de outra bateria do concurso. Salvo casos especiais, informados com antecedência à organização.
    5.9. Cada bateria do Desfile Cosplay XP 2016 contará com 60 (sessenta) vagas.
    5.10. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrições. Acabando-se as inscrições, seja por horário ou pelo término do número de vagas, não será mais possível se inscrever para o desfile daquele determinado dia.
    5.11. As inscrições se encerrarão 01 (Huma) hora antes do início do desfile.
    5.12. Uma lista de espera será criada para o caso de eventual desistência dos cosplayers. A ordem será de acordo com a data e horário da sua pré-inscrição na lista de espera.

 

Assine a nossa newsletter e receba as dicas e novidades do universo geek. A inscrição é gratuita!

Mangás JBC