Adeus, Satoru Iwata.

farewell_satoru_iwata_nintendo_akiba_games_00

No último domingo, o mundo dos games recebeu uma notícia bastante triste: Satoru Iwata, Presidente da Nintendo desde 2002, faleceu no sábado, dia 11 de julho. Ele não resistiu à complicações causadas por um tumor no ducto biliar, detectado em 2014. Essa informação foi passada por meio de uma nota oficial da empresa, no dia seguinte ao falecimento.

A ausência do presidente durante a E3 desse ano, já havia feito com que aumentassem os rumores que sua saúde não ia bem. Na ocasião, a Nintendo apresentou diversos vídeos onde apareciam versões de bonecos do próprio Iwata, Reggie Fils-Aime e Shigeru Miyamoto:

Satoru Iwata nasceu em Sapporo, no dia 6 de dezembro de 1959. Após se formar em Ciências da Computação, em 1980 entrou para o estúdio HAL Laboratory, onde ajudou a criar jogos como Kirby, Balloon Fight e EarthBound, alcançando o cargo de presidente da empresa em 1993.

Por conta da proximidade entre a HAL e a Nintendo, Iwata ganhou a confiança de Hiroshi Yamauchi, presidente da Big N na época, chegando a um grande cargo em 2000. Após a aposentadoria de Yamauchi, em 2002, Iwata foi escolhido como seu sucessor.

Sob o ritmo de sua batuta, a Nintendo se tornou líder de venda com os lançamentos do Wii e do Nintendo DS. Atualmente a empresa não vem enfrentando suas melhores fases, mas já tinha anunciado o novo console. Até o momento, ele é chamado apenas de “NX”, e deverá ser apresentado em 2016.

A partida do Presidente da Nintendo foi lamentada por diversas personalidades do universo dos jogos, inclusive pelo presidente da Sony Computer Entertainment, uma das maiores concorrentes da Big N. Pela sua conta do twitter, Shuhei Yoshida escreveu: “Rezarei pela alma de Satoru Iwata, que fez grandes contribuições para a indústria de games”.

A Big N ainda não se pronunciou sobre quem assumirá as posições de presidente e CEO mas, enquanto isso não é definido, quem tomará as rédeas da empresa serão Genyo Takeda e Shigeru Miyamoto.

Nós, da equipe do Akiba Games, também só temos a agradecer por tudo o que o Sr. Iwata fez enquanto esteve aqui, e que ele possa continuar divertindo as pessoas as pessoas, onde quer que esteja!

Caique Guirao Publicitário, faixa preta em Karatê, quase preta em Wing Chun, grande fã de Star Wars, Zelda e Assassin's Creed, e apaixonado por música.
Conteúdo Relacionado

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.