Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

O que é Cosplay

Vamos brincar de se vestir?

“Cosplay”, uma abreviação de “costume & play”, consiste no ato de se fantasiar e interpretar um personagem de um filme, série, desenhos, quadrinhos, games e tudo mais que envolve a cultura pop. Ele pode ser feito por diversão, competição, ou até mesmo para fins profissionais (como aparições para promoções em eventos de games, etc).

O hobby teve início em 1939, quando dois amigos resolveram ir à primeira edição do World Scince Fiction (ou WorldCon) fantasiados, onde um foi com uma fantasia original de piloto, enquanto sua amiga se vestiu de sua personagem preferida de um filme chamado “Things Come”, de 1936.

Em 1980, Noboyuki Takahashi, do Studio Hard, visita a WorldCon e acaba por se apaixonar ao ver os fãs fantasiados de seus personagens preferidos. Após retornar ao Japão, Noboyuki passou a incentivar que os japoneses fizessem o mesmo por lá. O primeiro cosplay em terras nipônicas foi de um grupo que se vestiu de personagens de Urusei Yatsura. A partir daí, o hobby virou febre no país, chegando até ao ponto de fazer com que muitos pensem que sua origem é japonesa, e não americana.

A prática se estendeu pelo mundo afora, chegando ao Brasil no final dos anos 90 em eventos organizados pela Abrademi. Em 2006 a Editora JBC deu início à participação do país no WCS (World Cosplay Summit), onde a melhor dupla dos países participantes competem entre si no Japão, para ver quem se sagra Campeão Mundial de Cosplay. E é com orgulho que dizemos que o Brasil é tricampeão do WCS (duas vezes com os irmãos Maurício e Mônica Somenzari, e uma vez com a dupla Gabriel Niemietz e Jéssica Campos).

Mangás JBC