Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

A história do Cosplay no mundo

Como mencionamos acima, ao contrário do que muitos pensam, o hobby não tem origem japonesa, mas sim americana.

Tudo começou em 1939, na primeira edição do World Science Fiction, ou WorldCon, como mais tarde ficou conhecido. Nesse evento os nova iorquinos Forrest Ackeman e sua amiga Myrtle Douglas decidiram ir ao evento fantasiados. Forrest optou por usar uma fantasia original de piloto espacial, enquanto Myrtle optou por usar uma roupa de sua personagem preferida do filme “Things Come”, de 1936.

O resultado foi um grande sucesso: todos no evento ficaram curiosos pelo fato de Forrest e Myrtle estarem fantasiados com algo que gostavam. Nos anos seguintes, ir fantasiado a um evento se tornou uma grande febre; todos queriam ir ao evento vestidos de seus personagens preferidos. Surgia, então, o hobby “costume play”.

Como ir fantasiado a um evento passou a ser um costume em convenções americanas, surgiram os primeiros “Masquerades”, concursos onde os coplayers podiam competir para mostrar suas roupas e interpretações, em busca de prêmios. Começava, aí, uma nova fase no mundo cosplay.

Na década de 80, Noboyuki Takahashi do Studio Hard, visita o WorldCon e acaba se apaixonando ao ver os fãs fantasiados de seus personagens preferidos. Após retornar ao Japão, Noboyuki começou a incentivar por meio de revistas, os fãs do país a se fantasiarem de seus personagens favoritos dos animes e mangás. O primeiro cosplay conhecido no Japão foi de um grupo que encarnou os personagens do anime Urusei Yatsura. Da mesma forma que ocorreu nos Estados Unidos, o hobby virou uma febre entre os fãs da cultura pop japonesa. Começava-se então o uso do termo “cosplay” para a febre que crescia pelo país, motivando a consolidação desse mercado no Japão, fazendo com que muitos pensem que a origem do hobby é japonesa, e não americana.

Nas décadas seguintes o cosplay não ficou limitado apenas aos dois países, e o hobby começou a ser espalhar pelo restante do mundo. Novos concursos foram surgindo e ganhando destaque internacional e, entre os principais, destacam-se o E.C.G (European Cosplay Gathering), W.C.S (World Cosplay Summit) e o Masquerade que ocorre dentro das principais Comic Cons americanas.

Mangás JBC