Made in Japan Restaurantes Japoneses Hashitag Henshin Mangás JBC AkibaSpace BMA

A história do Cosplay no Brasil

Os primeiros cosplays no Brasil apareceram durante a segunda edição do MangáCon, organizado pela associação Abrademi, em 1997. Na ocasião, apareceram cerca de 30 cosplayers e, já nos anos seguintes, por conta do crescente número de cosplayers que foram surgindo, nasceram os primeiros concursos nacionais.

Em 2006 a Editora JBC traz ao Brasil o W.C.S (World Cosplay Summit), o Concurso Mundial de Cosplay, competição que reúne os maiores cosplayers do mundo em uma competição realizada em Nagoya, no Japão. Os grandes vencedores dessa edição foram os cosplayers e irmãos, Maurício e Mônica Somenzari. E logo no primeiro ano em que o Brasil participou do WCS, os irmãos Somenzari voltaram para casa com a taça de campeão nas mãos, anotando o primeiro título de campeão mundial brasileiro do evento.

Em 2008, ano do centenário da Imigração japonesa, o Brasil novamente se sagra bicampeão com a vitória dos cosplayers Gabriel Niemietz Braz e Jéssica Campos, com o cosplays da série Burst Angel.

No ano de 2011, mais uma vez os irmãos Somenzari retornam ao WCS e garantem o tricampeonato brasileiro com uma apresentação do game Final Fantasy XII. O Brasil se tornou o primeiro país tricampeão do torneio, só sendo igualado pela Itália, 2 anos depois.

Por ser um dos únicos detentores da marca de Tricampeão Mundial do WCS, o Brasil é uma das principais referencias internacionais sobre cosplay.

Mangás JBC