Ninjas na CCXP 2016

Fotos: Nikko Fotografia

Grupo Ashura apresentou a arte ninja na Comic Con Experience 2016

O grupo Iga Ninja Ashura foi uma das atrações da Comic Con Experience de 2016 e fez apresentações de técnicas do ninjutsu nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, na área Anime Experience.

Os ninjas japoneses Akihiko Tsunoda, Keisuke Hagiwara, Hirokazu Okazawa vieram para o Brasil a convite da Fundação Japão em São Paulo e pareciam ter saído de uma cena de filme do Japão feudal.

Nas apresentações da CCXP 2016, eles mostraram as técnicas de defesa e os instrumentos mais usados pelos ninjas tradicionais da região de Iga (província de Mie, na região central do Japão).

Fotos: Nikko Fotografia

Ninjas na CCXP 2016


Tsunoda contou que já participou de eventos em diversos países como Itália, Rússia e Malásia para apresentar a arte do ninjutsu (que inclui o código de conduta dos ninjas). Esta foi a segunda vez que estiveram em São Paulo (a primeira foi em 2015, para o Festival do Japão) e atraíram os olhares e a participação do público geek.

Com saltos mortais e movimentos técnicos e rápidos, o show do grupo Ashura mostrou que mais do que força, os ninjas precisam ter habilidades únicas que só são alcançadas com muito treino.

Segundo Tsunoda são necessários pelo menos 5 anos de treinamento para chegar a um nível satisfatório. “Não é um caminho necessariamente dolorido, mas é árduo porque sempre buscamos aperfeiçoamento de cada uma das técnicas” explicou.

Fotos: Nikko Fotografia

Ninjas na CCXP 2016


Após cada apresentação, os ninjas japoneses abriram espaço para que a plateia pudesse testar suas habilidades com o shuriken e a zarabatana (fukiya).

Para quem se interessou pela arte dos ninjas, vale um lembrete do mestre: “Ser ninja também inclui aprender ensinamentos de código de conduta”.

No Japão, estrangeiros também podem participar do treinamento do estilo Iga na escola em Tokyo (desde que saibam falar japonês fluentemente).

Saiba mais

.: Site Iga Ninja Ashura: worsal.com/ninja (em japonês)
.: Museu Ninja de Igaryu: www.iganinja.jp (em japonês)
.: Made in Japan: Qual é a diferença entre ninjas e samurais?

Compre agora na Amazon

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar publicidade e produzir estatísticas de acesso de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.